A dificuldade de se empreender e crescer em Bonfim Paulista diante dos bloqueios que os próprios moradores nativos fazem.
Carranca é uma escultura com forma humana ou animal, a princípio utilizada na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. Diz-se que seriam amuletos para afugentar maus espíritos. Passaram então a ser feitas com base reta e usadas nas entradas das casas, pra afastar pessoas indesejadas.
Desde que chegamos em Bonfim, em 2016, tmeos trabalhado ativamente com ideias e tentativa de ações para conter a invasão de empreendedores de fora. Tentando levantar os locais e segurar os ‘forasteiros’.
Sempre fomos bem recebidos por todos, mas por algum motivo desconhecido até então, as ideias não iam pra frente. Sempre os ‘nativos’ apresentavam um obstáculo que nos impedia de colocar a ideia adiante.
Até mesmo em um grupo de empresários que foi criado. Achamos que seria o canal para fazer tudo dar certo. Mas foi exatamente ai, que descobrimos o que acontecia: Nós também eramos vistos por eles como um forasteiro e fomos sutilmente excluídos do grupo.
Os moradores e empresários tradicionais de Bonfim Paulista, não querem forasteiros por aqui. Plantaram uma carranca invisível na entrada do distrito e não permitem que idealizadores de fora entrem. Porém, ao menos as idéias são absorvidas.
Neste ponto, não sabemos se se ficamos felizes ou tristes, por que muito do que sugerimos e foi negado, tem sido feito, embora sem a participação ativa do Villa Bonfim.
Desde que chegamos, estamos idealizando um projeto de invadir o prédio público abandonado com ações esportivas, artísticas, culturais e comerciais. Desistimos da ideia em Janeiro deste ano, quando recebemos a seguinte informação do nosso então parceiro Adilson, do Jornal de Bonfim:
Sobre o Núcleo: O prédio está “interditado”, ou seja, não se pode, ao menos legalmente, desenvolver nenhuma atividade ali. Se formos fazer algo, teríamos que conseguir um aval de órgão público, do contrário, correríamos o risco de sermos retirados do local, colocando o sucesso [de qquer] evento em risco. (…) Poderíamos verificar a possibilidade de uso da parte externa, digo o pátio, sem usar as salas, porque, a meu ver, que não sou técnico, o problema é o prédio, o telhado, as paredes, riscos de acidentes, portanto se for no pátio, acredito que esse risco, se existir, seja menor. Poderíamos tentar uma “autorização” nesses termos. Mesmo assim, nosso evento ficaria sem banheiros, acredito que não estejam funcionando, não sei. Teríamos que providenciar banheiros químicos, o que eleva o custo de realização do evento.
Hoje recebemos a edição de março do próprio Jornal de Bonfim. E qual foi nossa surpresa ao pega-lo e ver, logo na capa, a matéria de que o projeto está sendo viabilizado, inclusive com a participação do Vereador Paulo Pereira que sempre teve canal aberto aqui em nosso portal, mas nunca utilizou.
Ficamos felizes em ver que algo está sendo feito, mas deu um certo incômodo de não termos sido avisados nem muito menos inseridos na ação que tanto desejamos.
Além disso, temos o próprio Villa Bonfim, um portal de informações e guia de estabelecimentos e serviços, que desde de Junho do ano passado está disponível gratuitamente para todos os estabelecimentos de Bonfim Paulista, oferecendo uma plataforma com estrutura e tecnologia modernas, para divulgar o comercio daqui.
Da mesma forma, buscamos parceria com algumas pessoas para divulgar o nosso portal e cadastrar novos estabelecimento para faze-lo o mais completo possível. Inclusive com o próprio Jornal de Bonfim, o qual, em troca da ajuda solicitada, fornecemos uma nova identidade visual para o jornal em comemoração aos seus quatro anos, e um planejamento amplo de ações para reerguer o comércio do distrito.
E novamente ficamos surpresos ao saber que invés de abraçar a causa do Villa e nos ajudar a divulgar e crescer nosso portal, eles criaram um portal deles, e saíram a campo para divulga-lo e não ao Villa.
Tudo bem, tem espaço para todos, e compreendemos a atitude. Mas o Villa acredita muito que somar é melhor do que dividir. E se entristece um pouco de perceber essa carranca enorme que foi colocada nos portais de Bonfim.
Continuaremos nosso trabalho. Mas agora seremos menos participativos e mais críticos.
Menos participativos pois percebemos que não querem nossa participação por aqui. Mais críticos, por que percebemos que nossas ideias são absorvidas. Logo continuaremos apontando os problemas e defeitos do distrito, mas agora, de maneira mais enfática. Sugerindo e exigindo ações de quem quer tomar a frente, e não mais tomando a frente e se propondo a faze-las, como era nossa conduta antes. (porém, sempre prontos a ajudar quando formos convidados)
Aos comerciantes, prestadores de serviço e empreendedores, venham com a gente. O Villa é um portal colaborativo. Você mesmo pode clicar no botão acima e cadastrar o seu negócio. Em breve estaremos com uma ação de publicidade grande, que trará retorno a todos.
Quanto aos nativos, ficamos surpresos, e embora não concordemos, compreendemos a postura de vocês e não temos mágoa. Abraçamos a causa de Bonfim Paulista e estaremos aqui sempre para o que precisarem. Inclusive novas ideias.