logo-lowlogo-lowlogo-lowlogo-low
  • blog e notícias
  • Bonfim Paulista
✕
Feriado para seu Pet
06 de junho
Quem é Você?
07 de junho
Published by Jornal de Bonfim on 07 de junho
Categories
  • informativo
Tags

Há um tempo tinha ouvido falar da característica mais evidente dos dinamarqueses: a honestidade. Mas de onde vem essa fama, e por que essa virtude encontra-se tão presente na vida social de pessoas comuns?

A resposta é simples: o exemplo vem dos políticos do país. A Dinamarca é uma democracia representativa e uma monarquia constitucional, desde a constituição de 1849. O monarca é formalmente o chefe de estado, com um papel essencialmente cerimonial.
Em matéria recente, exibida pelo Fantástico, ficou evidente a diferença abismal entre o que presenciamos nos noticiários sobre a desonestidade dos homens públicos brasileiros e os brilhantes exemplos dos políticos dinamarqueses.
Para quem não viu a matéria, o repórter mostra um pequeno mercado e uma biblioteca sem funcionários, ou seja, a pessoa entra, pega o que precisa e coloca o dinheiro numa caixinha, ou, no caso da biblioteca, faz o registro da retirada por si mesma, e tudo funciona perfeitamente.
A reportagem falou então com um deputado, andando tranquilamente pela rua enquanto concedia a entrevista. Passa por eles um homem de bicicleta, e o deputado o cumprimenta. Era seu antigo companheiro de trabalho, um pedreiro. Bem, o pedreiro se tornou deputado. O salário do deputado lá é equivalente a R$ 23 mil, e o do pedreiro R$ 18 mil.
Na verdade, todos são muito bem remunerados de forma que todos podem ter um excelente patamar de vida e não há diferenças substanciais só porque um é pedreiro e outro parlamentar. Os filhos dos políticos estudam em escola pública, assim como a maioria da população. Os dinamarqueses pagam aproximadamente 40% de Imposto de Renda, mas encontram nos serviços públicos tudo o que precisam de melhor em saúde, segurança, educação, etc.
Sabe aquele amontoado de “aspones” que vemos em Brasília, enfiados nos gabinetes, ganhando salários astronômicos sem fazer nada, e sem prestar concursos? Então, na Dinamarca, cada grupo de quatro parlamentares compartilha uma secretária, um estagiário e dois acadêmicos, que ajudam na elaboração das leis.
Portanto, a honestidade presente em toda a sociedade dinamarquesa vem do exemplo dos políticos do seu país. Aliás lá, para entrar para a política, não precisa demonstrar esperteza como aqui, precisa apenas dar exemplo de conduta honesta. Existe acesso à informação e a imprensa é livre.
Nossa sociedade talvez nunca chegue a tal patamar de beleza democrática, de organização social como a Dinamarca, mas seria bom mostrar a todos que este é um mundo possível. De tanto vermos maus exemplos aqui, acabamos por aderir à ideia de que político honesto é uma coisa que não existe. A Dinamarca é uma prova de que isso não é conto de fadas.
O brasileiro precisa entender que políticos não estão acima da sociedade, mas têm o dever de servir a ela.
A reportagem termina com uma frase que pode ser um pequeno começo para nós: Os dinamarqueses têm confiança entre si e uma saudável desconfiança das instituições.


Por Adilson Baptista
Jornalista

Share
0
Jornal de Bonfim
Jornal de Bonfim
Informativo periódico mensal que circula no distrito de Bonfim Paulista/SP e mais 30 condomínios do entorno.

Related posts

11 de março

Carrancas de Bonfim e a dificuldade de se empreender no distrito


Read more
10 de dezembro

JB entrevista Claudio Rozante


Read more
08 de dezembro

Delivery em Bonfim Paulista


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Expediente

O portal Villa Bonfim é uma
iniciativa da Show It Arte e Fotos

Fale com o Villa Bonfim por whatsapp:

O conteúdo dos anúncios contidos neste portal e resultados provindos dos mesmos são de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Não nos responsabilizamos por informações incorretas nos perfis cadastrados e anúncios.
    • sobre o site
    • ajuda
    • anuncie aqui
    • contato
    • Logout
    • Entrar